Coletivo Mãos Verdes

Mãos Verdes é um Coletivo e Movimento Social dedicado a Espiritualidade, Comunidades e Sustentabilidade localizado na Biorregião de Paraty.

Sua aspiração é a de morar num Centro de Estudos Budistas, comunidade rural. Seu foco principal é o estudo e a prática do budismo tibetano do Lama Padma Samten. Visão, Meditação e Ação no Mundo. Estabelecer conexões e realizar ações lúcidas junto as comunidades tradicionais e seus vizinhos em benefício de todos os seres y Gaia.

~ Facilitadores para a Sustentabilidade, Ecovilas e Comunidades Sustentáveis, Cidades em Transição, Educação Ecológica, Espiritualidade, Cultura da paz, Educação, Saúde e Arte são as áreas de Atuação do Grupo.

Ideias, projetos e Oficinas/laboratórios sobre Educação, Arte e Cultura Sustentável na prática ecológica.

A educação das crianças para um mundo sustentável.

A Alegria de viver com a natureza:

Observando, aprendemos

Aprendendo, compartilhamos

Compartilhando, construímos juntos

Oficinas/Laboratórios práticos:

“Laboratório dos sentidos. Arte e natureza”: Em memoria do artista Tiga (Haiti) em colaboração com o escultor francês Pierre Pallaró. Desenho em botânica ao ar livre e Museu das Artes.

“Agroecologia na Escola. A Escola Sustentável”

“Curso Educação Gaia: Design em Sustentabilidade” As 4 dimensões da experiência humana: Social, Econômica, Ecológica e Visão do Mundo (www.gaiaeducation.org)

“Mãos no barro, aprendendo a construir com arte”

“O murmúrio da água: A consciência da Água”

“Mãos na massa: Vamos fazer pão biológico”

Laboratório dos sentidos: Arte e Natureza

Girona. Catalunha

Projetos, sementes e frutos:

“Mãos de Jardineir@ Descalç@”

“Horta biológica na escola”

Paisagismo e Jardinagem Biológica

Design em Sustentabilidade: Ecovilas e Comunidades Sustentáveis: Gaia Education

Cidades em Transição: Paraty Sustentável (Movimento Transition Towns)

Amazônia. 2007

Idéias em Gestação:

“Um jardineiro~agricultor~educador orgânico em cada parque da cidade”

“Hortas Comunitárias nos bairros da cidade”

“Parque Biológico~Botânico~Etnográfico e Sensorial” (Inspirado na obra de Burle Marx, Fernando Chacel e Joan Amades) Para pessoas com capacidades psíquicas y físicas especiais e público em geral.

“Escola Ecológica e Sustentável”

“Ecovila Mãos Verdes: Criação de uma Ecovila em Paraty.”

“Paraty Sustentável: Cidade em Transição”

“Mãos no Mar: Veleiro escola sobre Educação Ecológica e Sustentabilidade” “Veleiro Ecológico e Solidário” Com carinho! uma dica da Heloísa Schürmann do seu livro:  “Em Busca do Sonho”

“Museu Vivo do Mar: Ecologia, Artes, ofícios e construção de embarcações”

Fotos dos projetos (clic)

Contato~participação~colaboração:

Para mais informação deixe-nos uma mensagem em qualquer artigo do blog.

38 Responses “Coletivo Mãos Verdes” →
  1. Olá, gostaria de saber mais informações sobre os projetos e sobre a ecovila, vocês aceitam voluntários? Há uma agenda de cursos? Obrigada! Porfavor responder nesse e-mail : cassiadieguez@hotmail.com

  2. Olá, tenho a mesma dúvida: aceitam voluntários? que formas existem para alguém se envolver com o projeto? Favor enviar um tel de contato e/ou responder para emilysasso@gmail.com
    Um abraço,
    emily


  3. feitosa

    11/01/2012

    Bom dia,

    Tomamos conhecimento de sua Ecovila por intermédio da internet.

    Nos somos um casal que gostaria de se investir de maneira duravel num projeto de Ecovila:

    Charlène, Educadora Social, Françesa. Durante os ultimos dez anos, tanto na Europa quanto na América Latina, frequentei lugares alternativos, vida em comunidade e assim me formei (formação artistica, pedagogica et socio-terapeutica; SVE na Espanha, volontariado en Ecovila e camphill, woofing). Trabalhei varios anos na Suiça como Educadora-Social junto a adolecentes com problemas psiquicos, social e de dependência. Em meu percusso de vida e viagens encontrei e aprofundei-me na agricultura biodinâmica, Arte-terapia e na Permacultura.

    Robério, Musico e Artista, Antropologo et Sociologo, Educador Social, originario do Nordeste brasileiro, tendo vivido esses ultimos doze anos na França. Apos ter trabalhado como Educador Social junto ao MST nos anos 90 e nesses ultimos anos para o governo Françês também como Educador Social junto aos exilados e refugiados. Ano passado descobri a permacultura, que me levou até a América Latina para conhecer Ecovilas e me aprofundar nesta realidadde.

    Atualmente nos aspiramos e decidimos nos investir no desenvolvimento de uma Ecovila ou Sitio Ecologico devido aos valores que esses lugares encarnam, tais como a partilha, a cooperação, espirito aberto e simplicidade ligada a natureza, valores estes que nos são extremamente importantes e primordiais e que nos queremos propaga-los e lhes dar vida.

    Nosso projeto de vida é de criar uma Ecovila ou sitio ecologico ou aderir a um projeto ja existente.

    Por essas razões nos gostariamos de visitar e trocar informações, tomar conhecimento de vosso trabalho e porque não partilhar alguns dias da vida cotidiana de vosso espaço. Estamos abertos para discutir de que maneira podemos vir até vocês ( como voluntarios, visitantes, associados, etc).

    Estamos nos organisando para ir ao Brasil à partir do mês de janeiro 2013 e permaneceremos durante três meses até o mês de março/abril e estaremos completamente disponivel para engajarmos-nos num projeto como o de vocês.

    Por favor queiram nos manter informados da possibiliade de nos encontramos.

    Aguardamos retorno e desejamos um belo dia a todos.

    Saudações de Charlène e Robério.


  4. feitosa

    11/01/2012


  5. Silvio

    11/08/2012

    Pessoas bonitas, como estão? Meu nome é Silvio Baico, eu escrevo de Montevidéu / Uruguai.
    Antes de mais deixe-me dizer-lhe que para traduzir minhas palavras do espanhol para o Portuguêas eu uso Google tradutor e esforço, desculpas por erros gramaticais.
    Eu tenho 32 anos e estou avaliando seriamente a possibilidade bonito de se tornar um membro de um residente uma ecovilla profundamente inspirado nas intenções puras que os alimenta.
    Desde a infância fiquei impressionado com a possibilidade de viver mais conectado com a natureza. Eu experimentei muitas coisas que a vida oferece ignorando este sentimento ancestral. A partir de agora eu quero ouvir este sentimento original adicionando os valores mais belos que a vida me ensinou: fraternidade, simplicidade, amor…por isso eu procuro viver com pessoas que têm esses mesmos sentimentos para ajudar a florescer esta energia.
    Tão bom, na base de que eu não procuro uma experiência holística simples, se não é um lugar sagrado para se render, enraizarme e trazer todo o meu ser é que eu agora deve investigar para chegar ao site que é melhor para mim e para o bem comum.
    Realmente gostei de o que li sobre você, escrevo com a intenção de abrir um etapa de perguntas / respostas para ir aproximando.
    Agradeço sua atenção e aguardo a sua resposta com muito entusiasmo.
    Grande abraço,
    Silvio

  6. Querido Silvio:
    Puedes continuar escribiendo en español:)) Alegria de leer tan bonitas palabras llenas de energia para el cambio. Este sentimiento ya es una forma para ampliar la visión y cooperar para que esto realmente suceda. Vou conectar con tu mail para enviarte más información. Grande Abrazo

  7. Muito agradecido pela tua energia e por compartilhar tu experiencia e energia:
    Sou Daniel, también puedes escribir en español si te es más simple.
    Acabo de enviarte un mail:
    Grande abrazo de Daniel


  8. Florencia

    02/07/2013

    Hola, soy florencia de Argentina, tengo 21 anos.
    Desde que llegue a brasil tengo ganas de ser voluntaria en una ecoaldea, ya que estoy muy interesada en aprender sobre eco construcción y demás!. Si aceptan gente estaría muy contenta de colaborar, o sino, simplemente ir a conocer el lugar, agradecería que respondieran a mi mail!
    Desde ya muchas gracias🙂

  9. Hola. Me llamo Iñaki y soy originario del Pais Vasco.
    Junto a mi esposa Loydi y nuestro hijo Ibai, de 5 años, estamos interesados en la vida en el campo, cultivar y trabajar en la tierra de forma orgánica, y unirnos a algún proyecto con otras familias donde podamos diseñar nuestras vidas en armonía con el entorno en todas sus manifestaciones y preferentemente ubicado en un lugar tropical, y si es posible no muy lejos del mar, mejor, pues siempre hemos vivido cerca de él.
    En el mes de diciembre o enero pensamos ir hacia centro-sudamérica para conocer algunos sitios y nos gustaría saber más de vosotros y conocer vuestro proyecto,si es que lo creeís conveniente.
    Un cordial abrazo.


  10. zazul

    06/30/2013

    Alô seres!
    Gostei de conhecer um pouco do trabalho de vocês através deste site. Suas propostas ressoam com tudo que acredito e busco. Estou neste momento, de mudança de São Paulo, capital; para Paraty, em busca de uma vida mais simples, natural e espiritual.
    Sou artista plástico, impressor serigráfico, produzo artesanato a partir de materiais reciclados, sou um homem simples, estudioso de mim mesmo, de esoterismo e das religiões e filosofias comparadas, interessado em cultura em geral.
    Estou me mudando, seguindo um imperativo espiritual interno. Pouco conheço desta região, além do meu filho que mora com a mãe, em Trindade.
    O objetivo deste e-mail é me apresentar à vocês, dizer que estou chegando🙂, oferecer meus serviços se necessários; minha ajuda fraterna e principalmente minha amizade.
    Acredito sinceramente que fortalecendo nossa rede de seres que acreditam no mesmo ideal, construiremos mais rápido o mundo equilibrado, sadio e justo que sonhamos.
    Espero poder conhecer pessoalmente vocês e o trabalho que realizam.
    Aguardo instruções… rsrs
    Abraços fraternos
    Zazul


  11. Carla Bonanho

    09/12/2013

    Olá! Como faço para conhecer esta ecovila? Estou indo hoje para Paraty e ficaria encantada se conseguisse conhecer a ecovila neste final de semana… Meu e-mail é carlabonanho@gmail.com. Obrigada!


  12. eliseu castilho

    12/23/2013

    Ola! Estarei em paraty em janeiro e gostaria ficar uns dias como voluntario na ecovila. Tenho conhecimentos e praticas em permacultura ,tecnologias ecologicas e alternativas, manejos em hortas e saf etc. Aguardo o contato. Gratidao!


  13. Aurora

    05/30/2014

    Maravilhoso dia! Estou nessa mesma busca espiritualidade, permacultura, respeito a terra… gostaria de compartir experiências! Poderiam me enviar um e mail com os cursos agenda 2014? Também gostaria sobre voluntariado!
    Namaste


  14. Nilmara Moura

    06/16/2014

    Olá, sou estudante de engenharia ambiental e sanitária, e busco conhecimentos em formas de vida alternativa, vocês aceitam voluntários? Há programas de cursos? Gratidão
    Abraço Fraterno


  15. Júnio Carlos dos Santos Barbosa

    07/01/2014

    Olá , gostaria de saber se a ecovila Mãos Verdes admite novos moradores . Não consigo me confirmar com o padrão de vida capitalista , quero uma vida sustentável , cercada de natureza , onde as pessoas façam por um todo e não só por um determinado sujeito ou determinado grupo . Tenho 23 anos , sou casado e tenho 1 filho de 1 ano e 7 meses . Aguardo resposta , muito grato.


  16. Paula Assahi Shiota

    09/23/2014

    Olá, encontrei voces pela internet e estou buscando uma vida melhor. Gostei de tudo que li no site e gostaria de ter mais informações sobre a comunidade que vive e como o faz na Ecovila. Deixo meu email para contato paulinha@matilha.com
    Grata!


  17. Joao

    01/05/2015

    olá! estou com um amigo me perguntando como fazemos para experenciar essa vivência!
    PAssamos dez dias mágicos na região de Paraty e alguns planos passam pela cabeça.

    jhonnyagomes@hotmail.com


  18. marcia y flor

    01/27/2015

    Oi bom dia, somos duas pessoas da Argentina que estamos nos hospedando em Paraty e queremos apreender sob seus modelos de vida ecológicos e sustentable. Há alguma possibilidade de serem voluntárias temporais da Vila? Vocês poderiam nos enviar mais informação sob isso?

    Obrigada por tudo.
    Marcia e Florencia
    marcia.mb3@gmail.com

  19. Boa noite, sou do Perú, mas to morando aqui no Brasil, em Araraquara, já faz 5 anos, formei em artes visuais, tenho trabalhado com o sesc de São Paulo e gostaria saber mais de vc, a possibilidade de um voluntariado seria muito boa, tenho feitas algumas palestras com o tema da Geometria Sagrada Inca, e minha especialidade é a pintura mural, tenham um bom dia, muita luz . . . meu facebook é Azucena Rodriguez


  20. Rosiane

    01/31/2015

    Sempre desejei viver em contato total com a natureza,quero conhecer a localidade e se deixarem quero morar.


  21. Fernando

    02/10/2015

    Gostaria de entrar em contato com o grupo, tenho interesse em aprender e trabalhar.


  22. Isa Regina Valentim

    03/05/2015

    Meu filho está por uma grande crise emocional afetiva, em âmbito material, amoroso e familiar. Hoje está em plena crise, parece estar regredindo e não temos recursos para enviá-lo na iminência de pagar para que ele passe pela experiência, as quais existem nas ecovilas. A dúvida está tirando dos seus dias ensolaradas e ele ficou meio que estagnado. Temos medo também que teu regresso, as dúvida e revolta, o leve a coisas piores, como drogas. Ele é extremamente sentimental. Gostaria de saber se o aceitam como voluntário, um retiro “Espiritual! seria muito bom para que ele repense as atitudes que vem tomando.
    Como mãe, me sinto perdida e indecisa, por isto pesquisei um pouco sobre a Ecovila e fiquei admirada, admitindo que ele precisa até da doutrina oferecida, onde poderá perceber que sempre há um ser superior que nos traz ao entendimento de paz, amor, humildade, sociabilidade e religião, princípios. Agradeço a atenção e aguardo um pronunciamento, caso seja positivo.

  23. Olá! Vocês possuem oficina em aberto? Ou voluntariado? Obrigado🙂


  24. Janaína

    05/16/2015

    Oi queridos! ! fiquei mui grata de descobrir vocês fazendo uma busca por comunidades em Paraty. Estou chegando na região e gostaria de sondar a possibilidade de visita-los e conhecê-los. Ficaremos no Oasis Mundo.
    Ah estou viajando há dois meses com meu filho conhecendo iniciativas rurais de autonomia alimentar e educação ativa.Moramos dois anos em Piracanga, na Bahia.
    Meu celular é 71 96426043.
    Abraço fraterno
    Janaína e Yishay.


  25. lyn sagaz

    07/30/2015

    Olá!!
    Sou a lyn sagaz e carrego um bebe no ventre estamos de mudança pra paraty acompanhados do meu companheiro e de mais duas crianças, a um tempo pesquisamos sobre a cultura de permanencia e as eco vilas nos encantao!! Gostariamos de fazer uma vivencia junto a vcs!!
    Aguardamos contato!!
    Muita luz!!

  26. Gostaria de saber mais infos sobre este belo projeto, eu e minha mulher estamos em busca de transição um projeto de vida sustentável em medio prazo . Assim sendo estamos em busca de ecovilas com abertura para novos membros . Fico no aguardo do contato e parabéns pelo projeto!!


  27. Natana Piccione Stank

    09/26/2015

    oi
    sou Natana tenho 28 anos e uma filha de quase dois
    Buscamos um lugar para derramar nossas vidas
    vivemos na floresta com muita abundância e pureza, porem solitárias
    buscamos nossa família álmica
    Podemos conhecê-los?
    um abraço apertado


  28. rebeca

    10/05/2015

    Lindo trabalho.

    Gostaria de mais informações sobre trabalhos voluntários, trabalho com a arte da música.

    Abraços fraternos


  29. Ana Pereira

    10/10/2015

    Olá!
    Eu vi o site da Ecovila e me interessei bastante, sou de uma família de ceramistas e no nosso trabalho nos interessamos muito por trabalho com a terra, também trabalho como massoterapeuta e gostei de saber sobre os ideais holísticos de uma Ecovila, antes de realizar a visita até sua Ecovila, gostaria de saber quais são as formas que posso morar em uma, é preciso pagar aluguel ou taxa? Existem casas prontas para a venda ou preciso fazer minha própria casa? Como é feito o trabalho em comunidade? Aguardo ansiosamente pelas respostas
    Obrigada
    Contato por e-mail por favor

  30. Também gostaria de ter mais informaçoes de como é possivel fazer parte desta comunidade
    e-mail: kelly.madu@hotmail.com


  31. Natacha capozzi

    12/25/2015

    Gostaria da saber como conhecer a ecovila


  32. Karine Dias

    02/16/2016

    Ola, bom dia! Me interessei muito pelos fundamentos da vila, e gostaria de mais informacoes sobre como faco pra conhecer e ate mesmo para participar dessa vivencia. Desde ja agradeco a atencao e espero ansiosamente a resposta!


  33. Ismael Chedid

    02/16/2016

    Gostaria de saber como conhecer o espaço, procuro a possibilidade de poder educar meu filho de 4 anos de forma livre e espiritualizada.


  34. Simone

    06/07/2016

    Olá. Gostaria de saber se vcs aceitam hospedar por alguns dias para colaborar com vocês, aprender, e em troca eu teria comida e onde dormir. Grata. Favor enviar resposta para o simonecamps2018@gmail.com


  35. EUNICE MARIA FERREIRA

    07/25/2016

    bom dia! Existe a possibilidade de participar da ecovila? Qua é o procedimento?


  36. José

    07/26/2016

    Olá, o projeto de está em anda em Paraty?? Grato, José
    joserodrigues1505@hotmail.com


  37. Pedro

    10/03/2016

    Olá!
    Gostaria de saber se é possivel fazer trabalho voluntário com vocês. Meu email é pedro.sorrentino@yahoo.com.br.

    Obrigado desde já,
    Pedro


  38. Agustina

    10/06/2016

    Oii! Quisera saber se recebem voluntários, e ter mais alguma informação. Obrigada!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: