Mãos Verdes é um Coletivo e Movimento Social dedicado a Espiritualidade, Comunidades e Sustentabilidade localizado na Biorregião de Paraty.
Sua aspiração é a de morar num Centro de Estudos Budistas, comunidade rural. Seu foco principal é o estudo e a prática do budismo tibetano do Lama Padma Samten. Visão, Meditação e Ação no Mundo. Estabelecer conexões e realizar ações lúcidas junto as comunidades tradicionais e seus vizinhos em benefício de todos os seres y Gaia.
~ Facilitadores para a Sustentabilidade, Ecovilas e Comunidades Sustentáveis, Cidades em Transição, Educação Ecológica, Espiritualidade, Cultura da paz, Educação, Saúde e Arte são as áreas de Atuação do Grupo.
Ideias, projetos e Oficinas/laboratórios sobre Educação, Arte e Cultura Sustentável na prática ecológica.
A educação das crianças para um mundo sustentável.
A Alegria de viver com a natureza:
Observando, aprendemos
Aprendendo, compartilhamos
Compartilhando, construímos juntos
Oficinas/Laboratórios práticos:
“Laboratório dos sentidos. Arte e natureza”: Em memoria do artista Tiga (Haiti) em colaboração com o escultor francês Pierre Pallaró. Desenho em botânica ao ar livre e Museu das Artes.
“Agroecologia na Escola. A Escola Sustentável”
“Curso Educação Gaia: Design em Sustentabilidade” As 4 dimensões da experiência humana: Social, Econômica, Ecológica e Visão do Mundo (www.gaiaeducation.org)
“Mãos no barro, aprendendo a construir com arte”
“O murmúrio da água: A consciência da Água”
“Mãos na massa: Vamos fazer pão biológico”
Projetos, sementes e frutos:
“Mãos de Jardineir@ Descalç@”
“Horta biológica na escola”
Paisagismo e Jardinagem Biológica
Design em Sustentabilidade: Ecovilas e Comunidades Sustentáveis: Gaia Education
Cidades em Transição: Paraty Sustentável (Movimento Transition Towns)
Idéias em Gestação:
“Um jardineiro~agricultor~educador orgânico em cada parque da cidade”
“Hortas Comunitárias nos bairros da cidade”
“Parque Biológico~Botânico~Etnográfico e Sensorial” (Inspirado na obra de Burle Marx, Fernando Chacel e Joan Amades) Para pessoas com capacidades psíquicas y físicas especiais e público em geral.
“Escola Ecológica e Sustentável”
“Ecovila Mãos Verdes: Criação de uma Ecovila em Paraty.”
“Paraty Sustentável: Cidade em Transição”
“Mãos no Mar: Veleiro escola sobre Educação Ecológica e Sustentabilidade” “Veleiro Ecológico e Solidário” Com carinho! uma dica da Heloísa Schürmann do seu livro: “Em Busca do Sonho”
“Museu Vivo do Mar: Ecologia, Artes, ofícios e construção de embarcações”
Cassia Zefa (@Cassiaruas)
04/16/2012
Olá, gostaria de saber mais informações sobre os projetos e sobre a ecovila, vocês aceitam voluntários? Há uma agenda de cursos? Obrigada! Porfavor responder nesse e-mail : cassiadieguez@hotmail.com
emily sasson
09/19/2012
Olá, tenho a mesma dúvida: aceitam voluntários? que formas existem para alguém se envolver com o projeto? Favor enviar um tel de contato e/ou responder para emilysasso@gmail.com
Um abraço,
emily
feitosa
11/01/2012
Bom dia,
Tomamos conhecimento de sua Ecovila por intermédio da internet.
Nos somos um casal que gostaria de se investir de maneira duravel num projeto de Ecovila:
Charlène, Educadora Social, Françesa. Durante os ultimos dez anos, tanto na Europa quanto na América Latina, frequentei lugares alternativos, vida em comunidade e assim me formei (formação artistica, pedagogica et socio-terapeutica; SVE na Espanha, volontariado en Ecovila e camphill, woofing). Trabalhei varios anos na Suiça como Educadora-Social junto a adolecentes com problemas psiquicos, social e de dependência. Em meu percusso de vida e viagens encontrei e aprofundei-me na agricultura biodinâmica, Arte-terapia e na Permacultura.
Robério, Musico e Artista, Antropologo et Sociologo, Educador Social, originario do Nordeste brasileiro, tendo vivido esses ultimos doze anos na França. Apos ter trabalhado como Educador Social junto ao MST nos anos 90 e nesses ultimos anos para o governo Françês também como Educador Social junto aos exilados e refugiados. Ano passado descobri a permacultura, que me levou até a América Latina para conhecer Ecovilas e me aprofundar nesta realidadde.
Atualmente nos aspiramos e decidimos nos investir no desenvolvimento de uma Ecovila ou Sitio Ecologico devido aos valores que esses lugares encarnam, tais como a partilha, a cooperação, espirito aberto e simplicidade ligada a natureza, valores estes que nos são extremamente importantes e primordiais e que nos queremos propaga-los e lhes dar vida.
Nosso projeto de vida é de criar uma Ecovila ou sitio ecologico ou aderir a um projeto ja existente.
Por essas razões nos gostariamos de visitar e trocar informações, tomar conhecimento de vosso trabalho e porque não partilhar alguns dias da vida cotidiana de vosso espaço. Estamos abertos para discutir de que maneira podemos vir até vocês ( como voluntarios, visitantes, associados, etc).
Estamos nos organisando para ir ao Brasil à partir do mês de janeiro 2013 e permaneceremos durante três meses até o mês de março/abril e estaremos completamente disponivel para engajarmos-nos num projeto como o de vocês.
Por favor queiram nos manter informados da possibiliade de nos encontramos.
Aguardamos retorno e desejamos um belo dia a todos.
Saudações de Charlène e Robério.
feitosa
11/01/2012
feitosaroberio@gmail.com
Silvio
11/08/2012
Pessoas bonitas, como estão? Meu nome é Silvio Baico, eu escrevo de Montevidéu / Uruguai.
Antes de mais deixe-me dizer-lhe que para traduzir minhas palavras do espanhol para o Portuguêas eu uso Google tradutor e esforço, desculpas por erros gramaticais.
Eu tenho 32 anos e estou avaliando seriamente a possibilidade bonito de se tornar um membro de um residente uma ecovilla profundamente inspirado nas intenções puras que os alimenta.
Desde a infância fiquei impressionado com a possibilidade de viver mais conectado com a natureza. Eu experimentei muitas coisas que a vida oferece ignorando este sentimento ancestral. A partir de agora eu quero ouvir este sentimento original adicionando os valores mais belos que a vida me ensinou: fraternidade, simplicidade, amor…por isso eu procuro viver com pessoas que têm esses mesmos sentimentos para ajudar a florescer esta energia.
Tão bom, na base de que eu não procuro uma experiência holística simples, se não é um lugar sagrado para se render, enraizarme e trazer todo o meu ser é que eu agora deve investigar para chegar ao site que é melhor para mim e para o bem comum.
Realmente gostei de o que li sobre você, escrevo com a intenção de abrir um etapa de perguntas / respostas para ir aproximando.
Agradeço sua atenção e aguardo a sua resposta com muito entusiasmo.
Grande abraço,
Silvio
Mãos Verdes
12/07/2012
Querido Silvio:
Puedes continuar escribiendo en español:)) Alegria de leer tan bonitas palabras llenas de energia para el cambio. Este sentimiento ya es una forma para ampliar la visión y cooperar para que esto realmente suceda. Vou conectar con tu mail para enviarte más información. Grande Abrazo
Mãos Verdes
12/07/2012
Muito agradecido pela tua energia e por compartilhar tu experiencia e energia:
Sou Daniel, también puedes escribir en español si te es más simple.
Acabo de enviarte un mail:
Grande abrazo de Daniel
Florencia
02/07/2013
Hola, soy florencia de Argentina, tengo 21 anos.
Desde que llegue a brasil tengo ganas de ser voluntaria en una ecoaldea, ya que estoy muy interesada en aprender sobre eco construcción y demás!. Si aceptan gente estaría muy contenta de colaborar, o sino, simplemente ir a conocer el lugar, agradecería que respondieran a mi mail!
Desde ya muchas gracias 🙂
Iñaki Astobieta
02/07/2013
Hola. Me llamo Iñaki y soy originario del Pais Vasco.
Junto a mi esposa Loydi y nuestro hijo Ibai, de 5 años, estamos interesados en la vida en el campo, cultivar y trabajar en la tierra de forma orgánica, y unirnos a algún proyecto con otras familias donde podamos diseñar nuestras vidas en armonía con el entorno en todas sus manifestaciones y preferentemente ubicado en un lugar tropical, y si es posible no muy lejos del mar, mejor, pues siempre hemos vivido cerca de él.
En el mes de diciembre o enero pensamos ir hacia centro-sudamérica para conocer algunos sitios y nos gustaría saber más de vosotros y conocer vuestro proyecto,si es que lo creeís conveniente.
Un cordial abrazo.
zazul
06/30/2013
Alô seres!
Gostei de conhecer um pouco do trabalho de vocês através deste site. Suas propostas ressoam com tudo que acredito e busco. Estou neste momento, de mudança de São Paulo, capital; para Paraty, em busca de uma vida mais simples, natural e espiritual.
Sou artista plástico, impressor serigráfico, produzo artesanato a partir de materiais reciclados, sou um homem simples, estudioso de mim mesmo, de esoterismo e das religiões e filosofias comparadas, interessado em cultura em geral.
Estou me mudando, seguindo um imperativo espiritual interno. Pouco conheço desta região, além do meu filho que mora com a mãe, em Trindade.
O objetivo deste e-mail é me apresentar à vocês, dizer que estou chegando :), oferecer meus serviços se necessários; minha ajuda fraterna e principalmente minha amizade.
Acredito sinceramente que fortalecendo nossa rede de seres que acreditam no mesmo ideal, construiremos mais rápido o mundo equilibrado, sadio e justo que sonhamos.
Espero poder conhecer pessoalmente vocês e o trabalho que realizam.
Aguardo instruções… rsrs
Abraços fraternos
Zazul
Carla Bonanho
09/12/2013
Olá! Como faço para conhecer esta ecovila? Estou indo hoje para Paraty e ficaria encantada se conseguisse conhecer a ecovila neste final de semana… Meu e-mail é carlabonanho@gmail.com. Obrigada!
eliseu castilho
12/23/2013
Ola! Estarei em paraty em janeiro e gostaria ficar uns dias como voluntario na ecovila. Tenho conhecimentos e praticas em permacultura ,tecnologias ecologicas e alternativas, manejos em hortas e saf etc. Aguardo o contato. Gratidao!
Aurora
05/30/2014
Maravilhoso dia! Estou nessa mesma busca espiritualidade, permacultura, respeito a terra… gostaria de compartir experiências! Poderiam me enviar um e mail com os cursos agenda 2014? Também gostaria sobre voluntariado!
Namaste
Nilmara Moura
06/16/2014
Olá, sou estudante de engenharia ambiental e sanitária, e busco conhecimentos em formas de vida alternativa, vocês aceitam voluntários? Há programas de cursos? Gratidão
Abraço Fraterno
Júnio Carlos dos Santos Barbosa
07/01/2014
Olá , gostaria de saber se a ecovila Mãos Verdes admite novos moradores . Não consigo me confirmar com o padrão de vida capitalista , quero uma vida sustentável , cercada de natureza , onde as pessoas façam por um todo e não só por um determinado sujeito ou determinado grupo . Tenho 23 anos , sou casado e tenho 1 filho de 1 ano e 7 meses . Aguardo resposta , muito grato.
Paula Assahi Shiota
09/23/2014
Olá, encontrei voces pela internet e estou buscando uma vida melhor. Gostei de tudo que li no site e gostaria de ter mais informações sobre a comunidade que vive e como o faz na Ecovila. Deixo meu email para contato paulinha@matilha.com
Grata!
Joao
01/05/2015
olá! estou com um amigo me perguntando como fazemos para experenciar essa vivência!
PAssamos dez dias mágicos na região de Paraty e alguns planos passam pela cabeça.
jhonnyagomes@hotmail.com
marcia y flor
01/27/2015
Oi bom dia, somos duas pessoas da Argentina que estamos nos hospedando em Paraty e queremos apreender sob seus modelos de vida ecológicos e sustentable. Há alguma possibilidade de serem voluntárias temporais da Vila? Vocês poderiam nos enviar mais informação sob isso?
Obrigada por tudo.
Marcia e Florencia
marcia.mb3@gmail.com
Azucena Rodriguez Cordova
01/30/2015
Boa noite, sou do Perú, mas to morando aqui no Brasil, em Araraquara, já faz 5 anos, formei em artes visuais, tenho trabalhado com o sesc de São Paulo e gostaria saber mais de vc, a possibilidade de um voluntariado seria muito boa, tenho feitas algumas palestras com o tema da Geometria Sagrada Inca, e minha especialidade é a pintura mural, tenham um bom dia, muita luz . . . meu facebook é Azucena Rodriguez
Rosiane
01/31/2015
Sempre desejei viver em contato total com a natureza,quero conhecer a localidade e se deixarem quero morar.
Fernando
02/10/2015
Gostaria de entrar em contato com o grupo, tenho interesse em aprender e trabalhar.
Isa Regina Valentim
03/05/2015
Meu filho está por uma grande crise emocional afetiva, em âmbito material, amoroso e familiar. Hoje está em plena crise, parece estar regredindo e não temos recursos para enviá-lo na iminência de pagar para que ele passe pela experiência, as quais existem nas ecovilas. A dúvida está tirando dos seus dias ensolaradas e ele ficou meio que estagnado. Temos medo também que teu regresso, as dúvida e revolta, o leve a coisas piores, como drogas. Ele é extremamente sentimental. Gostaria de saber se o aceitam como voluntário, um retiro “Espiritual! seria muito bom para que ele repense as atitudes que vem tomando.
Como mãe, me sinto perdida e indecisa, por isto pesquisei um pouco sobre a Ecovila e fiquei admirada, admitindo que ele precisa até da doutrina oferecida, onde poderá perceber que sempre há um ser superior que nos traz ao entendimento de paz, amor, humildade, sociabilidade e religião, princípios. Agradeço a atenção e aguardo um pronunciamento, caso seja positivo.
Paloma Espíndola (@paloma______)
04/27/2015
Olá! Vocês possuem oficina em aberto? Ou voluntariado? Obrigado 🙂
Janaína
05/16/2015
Oi queridos! ! fiquei mui grata de descobrir vocês fazendo uma busca por comunidades em Paraty. Estou chegando na região e gostaria de sondar a possibilidade de visita-los e conhecê-los. Ficaremos no Oasis Mundo.
Ah estou viajando há dois meses com meu filho conhecendo iniciativas rurais de autonomia alimentar e educação ativa.Moramos dois anos em Piracanga, na Bahia.
Meu celular é 71 96426043.
Abraço fraterno
Janaína e Yishay.
lyn sagaz
07/30/2015
Olá!!
Sou a lyn sagaz e carrego um bebe no ventre estamos de mudança pra paraty acompanhados do meu companheiro e de mais duas crianças, a um tempo pesquisamos sobre a cultura de permanencia e as eco vilas nos encantao!! Gostariamos de fazer uma vivencia junto a vcs!!
Aguardamos contato!!
Muita luz!!
Gabriel Miari
08/24/2015
Gostaria de saber mais infos sobre este belo projeto, eu e minha mulher estamos em busca de transição um projeto de vida sustentável em medio prazo . Assim sendo estamos em busca de ecovilas com abertura para novos membros . Fico no aguardo do contato e parabéns pelo projeto!!
Natana Piccione Stank
09/26/2015
oi
sou Natana tenho 28 anos e uma filha de quase dois
Buscamos um lugar para derramar nossas vidas
vivemos na floresta com muita abundância e pureza, porem solitárias
buscamos nossa família álmica
Podemos conhecê-los?
um abraço apertado
rebeca
10/05/2015
Lindo trabalho.
Gostaria de mais informações sobre trabalhos voluntários, trabalho com a arte da música.
Abraços fraternos
Ana Pereira
10/10/2015
Olá!
Eu vi o site da Ecovila e me interessei bastante, sou de uma família de ceramistas e no nosso trabalho nos interessamos muito por trabalho com a terra, também trabalho como massoterapeuta e gostei de saber sobre os ideais holísticos de uma Ecovila, antes de realizar a visita até sua Ecovila, gostaria de saber quais são as formas que posso morar em uma, é preciso pagar aluguel ou taxa? Existem casas prontas para a venda ou preciso fazer minha própria casa? Como é feito o trabalho em comunidade? Aguardo ansiosamente pelas respostas
Obrigada
Contato por e-mail por favor
Kelly Morais
11/10/2015
Também gostaria de ter mais informaçoes de como é possivel fazer parte desta comunidade
e-mail: kelly.madu@hotmail.com
Natacha capozzi
12/25/2015
Gostaria da saber como conhecer a ecovila
Karine Dias
02/16/2016
Ola, bom dia! Me interessei muito pelos fundamentos da vila, e gostaria de mais informacoes sobre como faco pra conhecer e ate mesmo para participar dessa vivencia. Desde ja agradeco a atencao e espero ansiosamente a resposta!
Ismael Chedid
02/16/2016
Gostaria de saber como conhecer o espaço, procuro a possibilidade de poder educar meu filho de 4 anos de forma livre e espiritualizada.
Simone
06/07/2016
Olá. Gostaria de saber se vcs aceitam hospedar por alguns dias para colaborar com vocês, aprender, e em troca eu teria comida e onde dormir. Grata. Favor enviar resposta para o simonecamps2018@gmail.com
EUNICE MARIA FERREIRA
07/25/2016
bom dia! Existe a possibilidade de participar da ecovila? Qua é o procedimento?
José
07/26/2016
Olá, o projeto de está em anda em Paraty?? Grato, José
joserodrigues1505@hotmail.com
Pedro
10/03/2016
Olá!
Gostaria de saber se é possivel fazer trabalho voluntário com vocês. Meu email é pedro.sorrentino@yahoo.com.br.
Obrigado desde já,
Pedro
Agustina
10/06/2016
Oii! Quisera saber se recebem voluntários, e ter mais alguma informação. Obrigada!!
Maria
12/23/2016
Olá!
Como fazemos para estarmos em contato com vocês? Aí, presente!
Há eventos? Há cursos? Há vivências?
Possibilidade de voluntários?
Gostaria muito.
Agradecida!
Cristina
01/04/2017
Olà, eu tambèm gostaria de ter o contato, se hà opcao de visitar: podem me contatar no concelloria arroba hotmail ponto com
Julia H. Soares Itaborahy
01/08/2017
Olá, tudo bem com vocês? Também gostaria de entrar em contato e saber sobre a possibilidade de voluntários! segue meu email: juliahadassa56@gmail.com
Maíra S Terra Alexo silva
01/14/2017
Saudações irmãos gostaria de vivenciar a comunidade e fazer essa troca de energia e suas possibilidades, espero um retorno, mairasterra@gmailcom
charbel
02/23/2017
Acabamos de ter o conhecimento da existencia da ecovila em Paraty-RJ, onde moro recentemente com minha companheira. Adorariamos saber mais sobre esse projeto incrivel que sempre sonhamos em fazer parte. Agradeço desde ja.. sucesso!
helena simone de lima germano
03/18/2017
bom dia, gostaria de conhecer o projeto, como eu poderia conhece-los e ter acesso a cmunidade?
Heberton prado
04/07/2017
Como faço pra comecer ?
GABRIELA BOA SORTE FERNANDES
04/12/2017
Olá. Gostaria de saber se um pouco mais sobre a ecovila e se aceitam voluntário? Fico no aguardo das informações. Obrigada desde já. E-mail: gabyfernandes0@hotmail.com
Bruna FARIAS
05/04/2017
Olá. Gostaria de saber se um pouco mais sobre a ecovila e se aceitam voluntário, tambem. Aguardo considerações. Desde já, grata. E-mail: brunabarzottof@gmail.com
Bia Ortiz
05/09/2017
Olá… gostaria de conhecer a Ecovila e tbm informações sobre voluntariado. Grata. Bia.
stephanie teles
06/26/2017
Bom dia. Gostaria de mais informações sobre voluntariado.
Meu e-mail: stephanie.n@hotmail.com
Agradeço desde já.
Diego
01/19/2018
Boa noite!
Meu nome é Diego e faço parte, com mais dois amigos, do coletivo A Bolha (instagram.com/coletivoabolha). Essa é uma iniciativa nossa que no momento contempla uma viagem de bicicleta ao longo do mês de janeiro. Enfim, além da superação física da viagem, tbm estamos procurando vivências em espaços tão ricos como o de vcs e gostaríamos de saber se existe alguma possibilidade de podermos passar alguns dias com vcs em troca de algum trabalho que vcs estejam precisando. Um grande abraço 💛
Lucia De Cassia Tavares
02/21/2018
Como funciona o projeto. É possível passar um um tempo nessa comunidade? Qual o custo?
Lucia De Cassia Tavares
02/21/2018
Como funciona o projeto. É possível passar um um tempo nessa comunidade? Qual o custo?
Helena germano
02/21/2018
Boa tarde
Gostaria de conhecer mais de perto os projetos. Como faço?
Grata
Helena
Wolney Vieira
03/09/2018
Boa Noite
É com muita alegria que entro em contato com vocês e com grande aspiração de me voluntariar nesse projeto.
Sou paraticante budista e seguidor dos ensinamentos do Lama Samten, já participei de alguns retiros e viver em comunidade desenvolvendo a espiritualidade, contruindo terras puras é mágico.
Por favor me enviem mais informações.
wolneyfcerqueira@gmail.com
Gratidão
Que todos os seres possam encontrar felicidade e suas causas.
wolney