Palestra e Curso de Introdução a Meditação em Paraty, RJ. 3~4 de junho

Posted on 05/26/2011

0


recorte-meditaçao-paraty2

Prezad@ família Gaia,

Com prazer divulgamos o Curso de Introdução à Meditação, que acontecerá em Paraty nos dias 03 e 04 de junho de 2011.

Na sexta-feira, dia 03, às 19:30 h, haverá uma roda de conversa com a Teresa Bessil, facilitadora do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB)-RJ, cuja contribuição será voluntária. E no sábado, dia 04, será realizado o curso, com carga horária de 6 horas, e valor de R$80,00, conforme cartaz em anexo.

O conteúdo e os diversos benefícios deste curso estão detalhados abaixo. Esperamos que tais benefícios possam alcançar a todos !

Para mais informações, favor contactar Tatiana, neste endereço eletrônico ou pelo telefone:

ttlribeiro@hotmail.com

(24) 9917-6529 begin_of_the_skype_highlighting            (24) 9917-6529      end_of_the_skype_highlighting

Aguardamos a todos com carinho,

Tatiana Ribeiro


Encontro Meditação e Qualidade de Vida, sexta, dia 03 de junho – em uma roda de conversas, vamos abordar diversos aspectos da prática de meditação silenciosa e como podemos nos utilizar dessa ferramenta para ampliar nossa qualidade de vida.

A meditação melhora a saúde, a concentração, promove relaxamento, rejuvenescimento. Mas estes são os bons efeitos colaterais que ela provoca, ampliando nossa qualidade de vida. Na visão budista, o foco da meditação é treinar a visão lúcida, a liberdade e a estabilidade do corpo, da fala e da mente. Assim teremos como conseqüência positiva uma melhor relação conosco e com todos aqueles que nos cercam.

O bom é que podemos começar do ponto onde estamos. Se silenciamos nosso corpo e nossa fala por alguns minutos a cada dia, certamente nossa qualidade de vida irá se transformar, nossa mente irá se pacificar, de um modo natural. Podemos escolher um canto especial em nossa casa, ou algum lugar ao livre. Sentar e respirar. De modo simples, Profundo. Buscar em nós mesmos uma dimensão de silêncio que não se altera diante das adversidades ou alegrias fugazes. Não precisamos buscar nada muito místico, Podemos apenas relembrar que estamos vivos, respiramos, e nos convidar a viver o mundo de modo mais livre e desimpedido. É simples. Basta começar.

Ao treinar a mente permanecendo calmos, podemos criar a aliança que nos permitirá, de fato, usar a mente, em vez de sermos usados por ela. Essa é uma prática que qualquer um pode fazer. Se quisermos desfazer nosso aturdimento e sofrimento, e ajudar os outros e o planeta, temos de ser responsáveis e aprender o que é a nossa mente/coração, e como ela funciona, independentemente de nossas crenças. Ao aprender como funciona nossa mente/coração, também aprendemos como funciona nossa vida. Isso nos transforma. É essa a razão para que se fale sobre mente e meditação.”  Sakyong Mipham Rinpoche, em “Fazer da mente uma aliada”.