Educação Gaia: Ecovila do Mar Mãos Verdes

Posted on 08/19/2010

0


Mapa de simbolos Mãos Verdes

Gaia Education

Design em Sustentabilidade

GEDS-UOC, 2008-09

Caso de Estudo: Ecovila do Mar “Mãos Verdes”

O estudo do caso da Ecovila do Mar Mãos Verdes faz parte do curso Educação Gaia (Gaia Education), realizado no Campus pela Paz da Universidade Aberta de Catalunha, Barcelona.

Coordenação do projeto:

Daniel Mas

Participantes dos conteúdos:

Noemí Farinoni, Jorge Alonso, Néstor Torres e Daniel Mas

O caso de estudo foi desenvolvido nas 4 dimensões de desenho para a Sustentabilidade. A dimensão Social, Econômica, Ecológica e Visão do Mundo do curso Educação Gaia.

Nos menus do blog se encontra a introdução de cada um dos desenhos das 4 dimensões em espanhol. Ao final do texto se encontra o link para visualizar o conteúdo completo em formato .doc de google. Una vez aberto em Google.docs se pode traduzir ao idioma desejado.

Abraço e agradecido por voss@s comentários.

Apresentação da Ecovila:

A ecovila do Mar “Mãos Verdes” é a idéia sobre a criação de uma comunidade espiritual, ecológica e sustentável na Biorregião de Paraty, Rio de Janeiro, Brasil. Um anteprojeto para criar uma comunidade de habitantes, artesãos/artistas, investigadores e visitantes, onde se pratiquem princípios de comunidade sustentável, espiritualidade e ecologia profunda. Uma comunidade capaz de satisfazer suas necessidades e aspirações sem que diminuam a de suas gerações futuras, em harmonia com os ecossistemas naturais onde se encontre, preservando a integridade dos ciclos ecológicos  na prática diária de seus habitantes/visitantes e em suas atividades.

Filosofia

Um lugar onde poder viver, experimentar e divulgar a prática sustentável, através de projetos que sirvam para melhorar tanto a qualidade de vida dos habitantes da ecovila, como a das comunidades tradicionais da Biorregião e seus vizinhos. Um lugar onde se fomenta a cultura da paz e se convive em equilíbrio entre seres humanos e seres vivos integrados ao Bioma da Mata Atlântica e o ecossistema litorâneo da Costa Verde.

Uma comunidade ecológica e espiritual, aberta e integrada aos bairros e comunidades vizinhas, idosos, pessoas com necessidades especiais, visitantes, instituições públicas e privadas, locais, da região ou país, escolas e universidades; e em contato com outras comunidades locais e do mundo.

Compartilhando, cooperando e sendo solidários socialmente, economicamente, ecologicamente e holisticamente. Crescendo espiritualmente, individual e coletivamente. Aprofundando em nossa visão do mundo sobre sustentabilidade, entorno natural, cultura, educação, arte, artesanato, energia eficiente, bioconstrução, agroecologia, permacultura, terapias holísticas, economia solidária, comércio justo, saúde, sanação, entre otras.

Mais Informação:

Gaia Education

UOC Universidade Aberta de Catalunha

visitantes