Projeto: Horta na Escola

Publicado em 12/06/2008

2


Horta e Crianças. Catalunya. Alt Empordà. Espanha

A Horta dos Sentidos. Alter do Chão

Projeto: A Horta dos Sentidos. Alter do Chão

Horta na Escola~Escola na Horta

Uma pequena história

Horta na escola nasceu no quintal de casa em Gerona, (Catalunya, Espanha) onde praticava a agricultura orgânica. Vendo como as crianças me ajudavam nos trabalhos da terra, vendo como colhiam as hortaliças, observando e vivendo junto a natureza. Sem pedir nada, eles mesmos se ofereciam a ajudar. Eles conheciam cada um dos detalhes da horta, desde os animais que moravam la, como as hortaliças e frutos que cresciam nela. Era lindo olhar como depois levavam a casa para cozinhar. Os alimentos tinham importância na mesa e um gosto diferente. Como desfrutavam da comida com o simples gesto de ser eles mesmos que cuidavam da horta.

Na primeira colheita da horta, pegamos uma cestinha feita artesanalmente e a levamos a casa dos meus pais. Então falando com minha mãe, descobrimos que as hortaliças tinham um gosto conhecido, diferente, a ela, a minha família. Nos lembravam o sabor que tinham quando éramos pequenos, quando minha mãe as comprava no mercado dos agricultores tradicionais, perto da cidade que morávamos, Barcelona.

Um sabor um pouco amargo, com mais água, mais tenro, sabor a terra, aroma de clorofila, a energia do sol viajando através do nosso fluxo sangüíneo. Como vegetarianos já faz anos, sentimos essa corrente energética fluir por nossos corpos… “São como cosquinhas dentro de nosso estômago” fala a Triu (cozinheira Macrobiótica).

Tudo ficou assim. Até que ao chegar a Alter do Chão, Brasil, Amazônia, conhecemos o trabalho de uma ONG, Vila Viva, que já faz 6 anos que criou a Escola Cajueiro para crianças da comunidade. E ali, falando com os professores e olhando como brincavam as crianças no quintal pensamos no projeto da Horta e começamos a experimentar junto às crianças, muito devagar, com muito poucos recursos. Este projeto foi desenvolvido desde Maio de 2008 até o final deste semestre. Agora, os professores, os pais, a cozinha da Escola, todos têm alguma coisa a compartilhar com a turma da Horta. E a Escola Cajueiro já está preparando as atividades do próximo ano.

Juntos experimentamos a ecologia na pele, não só desenhamos a horta, as formas, construímos os elementos que precisávamos, improvisamos um pequeno viveiro, cheiramos e investigamos os diferentes tipos de solo, observamos com lupa todas as pequenas coisas do quintal até compreender que a Escola é um Ecossistema, e está relacionado com os quintais dos vizinhos, da comunidade, da região, do país, do

Planeta… e viajamos mais longe ainda.

As aulas da horta agora começam assim…

“Horta biológica na escola”

O Lugar:

Uma casinha na árvore de um cajueiro, no quintal da escola. Com uma turma de 10 crianças entre 6 e 9 anos. Cada momento é diferente. O cajueiro em flor, com frutos, sem folhas, a cada época do ano uma paisagem diferente e uma história também diferente.

A Surpresa:

Durante a explicação da história, se vai desenhando numa tela as coisas que se vão explicando sobre o lugar e as pessoas que moram no lugar:

Meu avô na canoa, o mar, os árvores, arbustos, flores, os rios, o horto, a horta, as plantas medicinais, minha avó, o viveiro, a casa, a floresta, a grande montanha e toda a paisagem que se observa da ilha aparece em frente de nossos olhos e nos faz imaginar. As crianças podem interromper a seqüencia, fazer comentários, perguntas. Sempre é diferente.

A História:

Meus avôs moram numa ilha. Minha avó adora cozinhar com muito amor e cuidar das plantas medicinais, cada semana inventa um prato novo. Meu avô gosta de plantar e ver crescer a horta, as árvores frutíferas, constrói tudo o que é necessário e conhece toda a floresta, praias e animais da ilha. Os dois gostam de navegar e pescar. Bem, minha avó, depois de falar com os peixes, os devolve ao mar. Cada dia vão passear em canoa para olhar o pôr do sol. Meus irmãos e eu aprendemos muito com eles, vamos muitas vezes visitá-los e ficamos alguns meses ajudando e aprendendo como morar perto e conectados com a natureza. Eu gosto muito de subir com minha avó a montanha mais alta da ilha e observar todo o cuidado que eles têm pela natureza enquanto ela me explica lendas e contos maravilhosos. Somos felizes de ter a meus avós perto de nós, nossa melhor escola.

A experiência:

Assim começam as aulas da horta na escola, a partir dessa experiência com as crianças se cria uma relação imaginária e de muita criatividade em como moram os meus avós, a partir da vida deles experimentamos na prática conceitos como ecossistema, biodiversidade, flora, fauna, plantas medicinais, plantas comestíveis, cozinha, a terra, o sol, a água e toda a relação entre si e com o ser humano. A partir do conceito da ilha, a morada dos meus avós, as crianças imaginam uma vida muito mais próxima à natureza e entendem melhor que tudo é vida, que tudo são relações biológicas e ecológicas dentro desse espaço. Seres humanos, animais, plantas, a terra, o ar, a água, tudo está em contato e um depende do outro. Nas práticas da horta biológica na escola eles mesmos experimentam, observam e assimilam os conceitos a explorar. Por isso a horta está conectada à escola, a escola à horta, como parte desse ecossistema, como parte dessa rede biológica. Crianças e professores podem trabalhar juntos os conteúdos da horta nas outras materiais da escola.

A idéia é também que com o tempo a horta, o sistema da água e esgoto, a energia, as construções e a cozinha se integrem no que seria a escola ecológica. Aprendendo a solucionar de uma maneira mais ecológica os problemas fundamentais dentro da escola, poderão incorporá-los a suas vidas, compartilhar com a família e vizinhos num futuro, tornando-se mais responsáveis por tudo o que acontece na escola é além dela. Crianças, professores, diretores, pais, vizinhos e visitantes se tornam mais responsáveis por tudo o que acontece na escola. Dá vontade de cuidar e preservar e isso se transmite aos demais, tornando a vida mais sustentável, harmoniosa e espiritual.

Jardineiro Descalço.

Horta e Crianças. Catalunya. Alt Empordà. Espanha
